Faça seu Pedido: 11 2823.0222
São Bernardo do Campo/SP, Como Chegar!

O Tradicional Frango com Polenta!

O Restaurante Florestal Demarchi foi fundado em 15 de dezembro de 1956, por Angelo Demarchi e filhos: Matheus, Aurélio e Sabino. Anteriormente, esses Demarchi se dedicavam à produção de carvão e à agricultura, passando depois para a fabricação de tijolos com a implantação de uma olaria.

Devido a uma crise no mercado da Construção Civil, onde eram colocados os tijolos, em 1955, num daqueles dias chuvosos, estando todos abrigados em baixo de um rancho, surgiu a idéia entre Ângelo e seus filhos Matheus, Aurélio e Sabino, juntamente com alguns netos, de se usar os tijolos que não conseguiam vender, na construção de um bar e restaurante.

O velho Ângelo riu e falou: “Se vocês trabalharem na montagem do restaurante, eu aprovo a idéia”. A chuva parou e, instantes depois, lá já estavam os filhos e netos de Ângelo a fazer a demarcação do terreno para dar início à obra. “Em apenas algumas semanas, contrataram pedreiros e, em 1956, o Restaurante Florestal já era uma realidade e só dependia da família Demarchi o seu funcionamento”, conta Nini Demarchi.

“No começo, o quadro de funcionários girava em torno de 20 pessoas, quase todas da mesma família. O restaurante tinha então, capacidade para apenas 200 pessoas, com um cardápio simples, que era composto de salada de rúcula, frango com polenta, macarrão e risoto. A sopa de capeletti só era feita mediante encomenda. Para o lazer da clientela, havia um parquinho e alguns cavalinhos que passeavam num bosque que existia atrás do restaurante.

Neste mesmo bosque, foi construída uma raia de bocha, que servia de lazer para os adultos. A bocha repercutiu tanto, que vinha gente até da capital para jogar e, claro, comer o famoso frango com polenta. E foi assim durante muito tempo”, relembra Nini Demarchi, com saudades.

A primeira ampliação se fez em 1962, quando foi construído um galpão com capacidade para 400 pessoas. Depois da chegada das indústrias automobilísticas Volks- wagen, Ford, Mercedes Benz, Toyota e Scania, entre outras, a clientela do restaurante cresceu tanto, que se tornou necessária a diversificação do cardápio. Em razão disso, deu-se início ao serviço a la carte, composto por carnes, peixes e grande variedade de pratos nacionais e internacionais.

Nini lembra que o Restaurante Florestal, o primeiro a lançar o serviço a la carte na Rota, foi, na época, criticado por demais pelos concorrentes que os acusavam de sair fora da tradição. ”Esse acontecimento, marcou a história do Restaurante Florestal junto a seus clientes pois, dias depois, todos os concorrentes estavam nos copiando”, disse Nini.

Por volta de 1975, deu-se início aos jantares com música ao vivo e pista de dança, ocasião em que os músicos profissionais começaram a chegar, acirrando ainda mais a concorrência entre os principais restaurantes da Rota.

Também a criação do sistema self-service – um serviço rápido onde o cliente pode fazer suas refeições de forma satisfatória, escolhendo o prato de sua preferência, foi outro pioneirismo do Restaurante Florestal. O frango, principal prato do Restaurante Florestal, era comprado vivo e abatido na cozinha da própria casa. Mas com o crescimento do restaurante, se fez necessário comprar frango limpo e, o fato curioso é que o mesmo fornecedor da época.

Se, há 47 anos atrás, o Restaurante Florestal era conhecido como “O pequenino Restaurante Florestal”. quem sabe logo mais a frente, venha conhecido como “Grupo Florestal”. A história está escrita; números estão aí. Para o Restaurante Florestal e a família Demarchi, a história não deve parar… “Se para nós Maria Servidei Demarchi inventou a delícia do Frango com Polenta preparado com ingredientes simples, um prato tão saboroso que cheira longe, por certo nossa história também vai longe conclui Nini Demarchi.

O Restaurante Florestal Demarchi, que fica na Avenida Maria Servidei Demarchi, 2.998 em SBC, atualmente conta com capacidade para 2.500 pessoas para todos tipos de eventos, festas, casamentos, confraternização de empresas, bodas de ouros, aniversários e mais.

Por Antonio Pedroso de Moraes

 

Como Chegou em nosso Restaurante?

Resultados

Loading ... Loading ...